• Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Uma escola de verdade!

Nossa escola

Proposta Pedagógica

Fundamental I

Com duração de nove anos, o Ensino Fundamental do Colégio Irmã Maria Montenegro tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Respeitando a faixa etária dos nossos alunos e, por conseqüência, o nível de maturidade e compreensão de mundo, o Colégio Irmã Maria divide o seu ensino fundamental em: Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II.

Alunos que completam seis anos de idade até 30 de março devem estar matriculados no primeiro ano do ensino fundamental. Chegando ao Ensino Fundamental I, o aluno passa por um período de importantes transformações, seja no campo da cognição ou do desenvolvimento social.

Nessa fase, a leitura, a escrita e a habilidade para o cálculo são aspectos cognitivos a serem enfatizados e trabalhados intensamente através de projetos, técnicas e dinâmicas que possibilitem ao aluno ser sujeito do processo de ensino, no qual o professor desempenha o papel de mediador. Professores, com atitudes de firmeza e suavidade, criam o ambiente adequado para despertar e motivar a formação cultural e social de nossos alunos.

O aluno do Ensino Fundamental I vivencia, através de projetos, a construção autônoma da sua identidade artística e cultural. É nessa vertente que apresentamos, de forma lúdica, manifestações da nossa cultura e grandes nomes da nossa arte.

No Irmã Maria, o aluno ao concluir o 5° ano, com dez anos de idade, já tem solidificado os conteúdos básicos, tornando-se apto ao ingresso no ensino fundamental II.

Objetivos:

O Ensino Fundamental ( com duração de nove anos);

•  O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

•  A compreensão do ambiente natural e social do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

•  O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem tendo em vista a aquisição de conhecimento, habilidades e a formação de atitudes e valores;

•  O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e da tolerância recíproca em que se assenta a vida social.